"Saindo do assunto 2.0":Dragon Ball Z:Legacy of Goku 1.

Essa capa foi criada exclusivamente para o jogo. Engana, não? Achamos que vamos jogar algo bom, e aí...


E como dito, estou aqui trazendo a primeira repaginada de reviews, Legacy of Goku 1.
Segundo o que li, desde Dragon Ball Final Bout, em 97, Dragon ball não voltou a aparecer nos consoles até que este saiu.

Dragon Ball Z: Legacy of Goku saiu em 14 de maio de 2002, 5 anos após Final Bout.
O jogo é bem infame, digamos que não agradou os gregos e os troianos rejeitaram o jogo.

Utilizando da estratégia de RPG, você usa Goku desde o começo da saga dos saiyajins quando Raditz sequestra Gohan, terminando logo após a derrota de Freeza e a transformação em SSJ do Goku.

O jogo foi muito xingado, a começar pelos seguintes fatos:

A história não progride enquanto você não fizer coisas estúpidas que não tinham nada a ver com a história. A primeira missão do jogo, por exemplo, envolve você coletar 3 revistas hentais do mestre kame, uma delas contém o rosto da Chichi(O próprio Goku diz que deveria tomar cuidado para o Gohan não ver aquela revista), uma contém o rosto da Bulma(Usando a roupa de namek ainda..), e uma com o rosto de uma garota aleatória, de cabelo laranja, tudo isso para conseguir duas senzus, algumas ervas (durante o jogo, você pode conseguir itens que restauram tparte de sua vida, chamados apenas de ervas.), e ao entregar todas as 3, você ganha 350 EXP, sobe para o lvl 2, e só então, Raditz aparece.

Este jogo é um especial para mim, foi provavelmente o primeiro jogo de Dragon Ball que eu realmente cheguei a zerar, então eu meio que curto ele, embora eu tenha visto com o tempo as besteiras que o jogo tem.

Por exemplo, você tem duas barras, uma vermelha para vida, que se esvazia e precisa restaurar com ervas e afins, e uma verde que ela reenche com o tempo, para o Ki.

Este é o segundo jogo de Dragon Ball para o GBA que eu conheço que tem um código de invencibilidade(Cima, Baixo, Esquerda, Direita, B,A), o segundo sendo Dragon Ball GT Transformation, que é um beat em up (Cima, Baixo, Esquerda, Direita, L,R,A,B)

Suas quests são bem estupidas na terra, no inferno e até mesmo em namek.

Por exemplo, para poder alcançar Raditz, você deve pegar flores para um garoto se declarar para uma amiga, resgatar o gato de um ancião, resgatar o barco de brinquedo de um garoto...

Além das quests ridículas e completamente nada a ver com a história (A melhor delas, na minha opnião, é você matar 3 assaltantes que roubaram um banco, sendo isso o máximo de algo "foda" que você vai ter que fazer nessas quests), você ainda vai ter que lidar(Se você jogar esse jogo, claro) com uma dificuldade absurda.

O Goku upou para o lvl 2 naquela quest do mestre Kame, certo? Pasmem, então.
Cobras, esquilos, um lobo, carangueijos, todos esses bichos são um completo desafio para o Goku, que naquela hora, tinha por volta de 500 PL.
Enfrentar um lobo logo de cara tiraria por volta de 1/3 de sua vida, se você não estiver usando o cheat de invencibilidade.

O que você espera se estiver controlando Goku? Poder usar o Kamehameha do início...(Em quase todos os jogos, ao controlar o goku, o Kamehameha é literalmente o UNICO golpe que você tem, se ele for um RPG), ter um certo poder...ser fodão...
Enfim.

Já que entrei no quesito técnicas, veremos as que 3 que estão no jogo.
Sim, 3.
Nós só podemos usar 3 técnicas:
Ki blast:
Identificado por um ki blast igual os que vemos em alguns jogos mais tarde, ele é carregado como todos os outros e tem vários "níveis", quanto mais você carregar, mais forte vai sair, e maior também. Foto abaixo.
Você começa o jogo com ele.
Esse é o ki blast comum, embora essa foto seja meio falsa. O Piccolo na verdade joga feito um Kamehameha seu Makankosapo, e eu não cheguei a ver nada quando ele o fez.
Fonte:TheBustman99.store.aptoide.com

Taioken:
Identificado pelo símbolo de uma bola, o Taioken é uma bola única que tem mais 3 indo se separando em cima e dos lados, ele é usado para "congelar" os inimigos, os deixando "Cegos", nos dando a chance de quebra-los na porrada. Nunca usei muito, sempre usei o código de imortabilidade, mas nos que vão na raça mesmo, ele é o maior aliado na luta contra os bosses e os demais NPCs do jogo.
Você o aprende antes de ir enfrentar Raditz. Foto abaixo.
Utilizado na luta contra o Vegeta. Reparem também uma fly orb bem ali do lado, e a bola marcada ali nas técnicas.
Fonte:ecotechfinland.com

Kamehameha:
Identificado pelo desenho da base do kamehameha. O Kamehameha é bem tosco nesse jogo, dependendo de como você carregar, ele pode ser um filete de porra nenhuma saindo da sua mão, ou um papelão laranja amarelado, ele é o golpe mais forte do jogo, carregando bastante, sai até uma voz (na pior qualidade) do Goku gritando "KAMEYAMEYA!". Foto abaixo.
Você o aprende com o Senhor Kaio(Estranho, não?)
Nesse estágio, o Kamehameha é 3 ou 4 vezes mais forte que um soco seu.
Fonte: Gamespot.com
A própria contra capa do jogo diz que só temos 3 técnicas. Aliás, como sempre, nós recebemos uma bela propaganda enganosa do jogo...

Reparem que a primeira imagem do Ki Blast está ali em cima. Talvez fosse algo beta?
Fonte:Kamisama.com.br
A Webfoot também foi a responsável em trabalhar em Legacy of Goku 2 e Legacy of Goku 3, ou Buus Fury, parece que eles resolveram tentar fazer melhor...Mas bem, o jogo também foi apressado segundo rumores, então...
Segundo pesquisas, também vi que a Infogrames esteve envolvida também em DBZ Budokai 1 que foi lançado algum tempo depois no PS2, por volta de outubro de 2003, aqui nas américas.

Legacy of Goku iniciou a tradição de sistema de lvl que migrou para os outros dois jogos, Indo do lvl 1 até o lvl 25, e tem um limite de 3,600,000(Três milhões e Seiscentos mil, se você se atrapalhar para ler que nem eu) de EXP, seguido peloo Legacy of Goku 2, em que Gohan vai do lvl 1 até o 50, e depois pelo Buus Fury, Goku e os outros vão desde o lvl 65 até o lvl 200.

Falando de lvl up, vamos explicar o sistema de exp e poder do jogo.
Qual a lógica de um LVL RPG? Suba de nível, seus stats aumentam a cada um, certo?
Em Legacy 1, existe isso. Mas é raramente perceptível.
É quase impossível notar que Goku fica mais forte (Apenas dá para notar no começo da saga saiyajin, chega um ponto que você mata os lobos com apenas um soco, por volta do lvl 5), mais rápido ou mais resistente(Os inimigos começam a te raspar o HP brutalmente, segundo gameplays que vi), você não pode acompanhar o evoluimento do goku, não sabe os stats dele, o jogo te diz que o Goku ficou mais forte, mas você nem imagina como...

Falando sobre os erros do jogo, então.
A começar pela rota de Goku após a chegada de Raditz.
Goku voa para sua casa no jogo, mas na verdade, ele segue o radar do dragão até a esfera no chapéu do Gohan, indo parar direto em Raditz.

Só o fato do Goku ir pra casa dele já fode tudo, É ai que começam as questinhas bestas.

Você recebe o treinamento do senhor kaioh, e pode até pegar 1 ou 2 lvls com isso...
Mas lembram o treino na gravidade 100x que o Goku fez?
Está em vários jogos, vejamos:
Dragon ball Z: Super Gokuuden: Kakusei-hen.(Super Famicon)
Dragon ball Z: Goku Gekito den (Game boy)
Dragon ball Z:Infinite World (playstation 2
Heck, até mesmo alguns jogos em RPG Maker tem essa função!

Aqui, você não tem isso. O treino do senhor Kaioh é o máximo que você vai ter de algum treinamento existente na série.
O problema de treinamentos persistiu na série no jogo 2, onde todos os treinamentos que rolaram (O treino da HBTC, o treino de três meses contra os androids...) resultaram nos personagens apenas upando 1 lvl. Que triste, hein?

Um dos erros mais comentados:
Você enfreta todas as 4 formas do Freeza. TODAS...exceto a 100% power.

O Vegeta já está morto e não fala nada com você sobre orgulho saiyajin.

Não tem a Genki Dama, nem pra acertar no Vegeta, nem para acertar no Freeza.

Quando Freeza vai para a sua forma comum, namek automaticamente já está toda destruida.

Isso e muito mais dá alguns problemas ao jogo.

Vamos por outro lado do gameplay.
Personagens extras.

Você só controla o Goku pra cima e pra baixo. E só o Goku.
Goku é o personagem principal, huh?
As crianças só querem ser o Goku! Vamo fazer isso um jogo só do Goku!

Sim, esse jogo foi feito de olho nas crianças. Tantos erros, tantos problemas, tudo para que as crianças jogassem, então, foda-se, não vamos botar lógica no jogo pra crianças.

Apesar de tantos problemas, o jogo conseguiu ser um sucesso, vendendo 1.4 MILHÕES de cópias por todo o USA, ou seja, acabou vendendo bem.

Para poder contar a história do jogo e o que se passa nele, algumas vezes você recebe uma foto do anime, essas fotos aparecem em momentos que o jogo não conseguiu emular, por assim dizer.

Vemos isso quando Goku e Piccolo saem em busca do Gohan, quando Gohan fica debruçado sobre o Goku na luta contra Raditz, etc.

Para a introdução e o final do jogo, foram utilizados pedaços de baixíssima qualidade, das cenas do anime.

-Na introdução, diversos cortes de várias cenas, algumas que nem apareceram no jogo, para tentar passar a idéia de que você vai ter um belo jogo pela frente.

-No final, no momento que o planeta namek explode, e Goku fica lá, sozinho, gritando.


Nós temos poucas musicas, que são extremamente infantis também, ou seja, já da pra perceber que o game não foi feito pensando nos melhores gamers...

Há outra forma de andar mais rapido que o normal. É voando.
Você voa gastando algumas orbs, e pode voar por onde quiser. É bem rápido também.
Essas orbs variam entre laranja (cerca de 3 pontos de voo) verde (cerca de 5) e vermelho (cerca de 20), e conforme você vai upando de nível, você vai podendo armazenar mais pontos. Ao fim de tudo, você começa com 7 pontos, no lvl 1, e termina com 99 pontos no lvl 25.

Há alguns furos em como o Goku age também.
Por exemplo, o Goku para tudo para poder ajudar a Chi-Chi a matar "algumas cobrinhas".
Ele tem o péssimo hábito de reparar na comida dos outros, sempre que entra em uma casa.
O Goku uma vez entrou em uma casa durante a saga saiyajin, falando "oba, estoque cheio!" e evidentemente esvaziando a geladeira da casa.

Essas e outras são algumas coisas que botam um grande problema na história do jogo, exagerando um pouco a ingenuidade e a inocencia do Goku.

Mas enfim. Eu cheguei ao fim do que eu posso falar dele. Não tenho absolutamente nada a mais para falar.

Sim, tem alguns bugs que vale a pena mencionar, tho.

Por exemplo, ao jeito do estilo de desenho do jogo.
As vezes, só de andar você para, já que há algumas paredes invisíveis que você nem conhece.
O jogo é mal desenhado, então as vezes você pode bater em alguma coisa que você nem vê o que é.
Para você ganhar o jogo, tem que fazer uma verdadeira chacina nos soldados de freezza em namek, só assim para você ganhar lvl. E o jogo faz questão até de deixar o corpo das pessoas que você matou lá, com uma marca de sangue. Triste.

Enfim, eu realmente cheguei no fim das idéias.
Não há mais nada para se falar desse jogo, que é super linear e extremamente feito nas coxas.
Espero ter mais para falar no Legacy of Goku 2. Até lá!

0 comentários:

Postar um comentário